Foram encontrados 88 registros para a palavra: MAIO AMARELO

CSTT leva ações do Maio Amarelo para alunos do EJA em Juazeiro

O movimento Maio Amarelo esteve durante essa terceira semana de ações nas escolas municipais nos Bairros Argemiro, João Paulo II e Kidé. O público que recebeu a equipe de Educação para o trânsito da CSTT foram os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). As atividades educativas do Maio Amarelo iniciaram dia 2 de maio com apresentações de teatro no Centro da cidade e agora está nas escolas conscientizando os alunos tanto da educação infantil como os jovens, adultos e idosos.

A coordenadora de Educação para o Trânsito Simone Almeida, o palhaço Pouquinho e o fiscal Marcos Passos,  levaram de maneira lúdica e interativa informações sobre como conduzir um veículo com responsabilidade e também como ser um pedestre consciente. "A informação é a mais importante, através dela podemos conscientizar tanto os condutores como os pedestres que trafegam pelas vias urbanas e distritais", explicou Simone Almeida. ..

AMMPLA: Maio Amarelo será encerrado no domingo dia 29 com passeio ciclístico

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo – este é o objetivo do Movimento 'Maio Amarelo', que acontece em todo o território nacional, e Petrolina participa  por meio de ações da Prefeitura, através da AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, em parceria com outros órgãos governamentais e sociedade civil.

Por isso, o último domingo de maio, dia 29, está programado um passeio ciclístico que terá o objetivo de divertir e conscientizar a todos sobre os cuidados que devemos ter no trânsito. Haverá também a distribuição de prêmios e bicicletas com os participantes. Já foram inscritos mais de 200 ciclistas. As inscrições podem ser feitas na sede da AMMPLA, Avenida da Integração 1202. Informações pelo fone 87 3862 0300. Este ano o prefeito Julio Lossio instituiu em Petrolina o "Mês Maio Amarelo".

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito". Dados registram que são mais de três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. ..

Quase mil estudantes de Juazeiro assistiram a palestras do Detran sobre trânsito e cidadania

A  cerimônia de encerramento das atividades da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Juazeiro, norte do estado, foi realizada na última quinta-feira (12), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com a presença de autoridades e alunos. Na ocasião, houve uma palestra sobre cidadania e a entrega dos certificados de capacitação aos servidores da 8ª Circunscrição Regional do Trânsito (Ciretran), para melhorar os serviços oferecidos à população.

A caravana integrou a mobilização no “Maio Amarelo”, movimento mundial pela redução no número de acidentes. “ Queremos chamar a atenção da sociedade para nos ajudar nessa guerra contra a violência no trânsito. Aqui em Juazeiro, estimulamos a formação de agentes multiplicadores desse movimento", disse o chefe de gabinete do Detran, Jaqson Souza.

Nesta semana, as ações educativas do Detran alcançaram quase mil estudantes de escolas públicas do município. Eles assistiram a palestras motivacionais do “Maio Amarelo” e participaram de exercícios lúdicos que simulam a formação do motorista responsável do futuro. " Somente com educação e consciência podemos construir um trânsito mais seguro para as próximas gerações”, ressaltou a pedagoga do Detran, Lise Gama.

Nas operações de fiscalização, 300 veículos foram abordados e 50 notificados. O teste do bafômetro foi aplicado em 80 condutores, com 100% de aprovação. O mototaxista Robson de Jesus elogiou a presença do departamento na cidade. "Como motociclista, tenho uma grande preocupação em estar capacitado para oferecer segurança aos passageiros, já que lido com vidas. Por outro lado, vejo todos os dias pedestres que não respeitam a faixa e condutores que usam celular dirigindo. A presença da equipe do Detran para coibir esses abusos nos tranquiliza"...

Detran anuncia criação de indicadores de acidentes de trânsito no Fórum Maio Amarelo

O Fórum Maio Amarelo reuniu quinta-feira (12), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, em Salvador, as 50 instituições públicas e privadas convocadas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para a mobilização mundial pela segurança viária, neste mês. O encontro permitiu a troca de informações entre as entidades parceiras, na busca de soluções para a epidemia do trânsito. 

Em 2015, o seguro obrigatório DPVAT pagou mais de 600 mil indenizações por acidentes de trânsito no Brasil; 60% dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram ocupados por vítimas de acidentes. “ Esses dados comprovam que o trânsito deve ser tratado também como um problema de saúde pública. Somente com ações conjuntas vamos conseguir mudar essa realidade. O Detran assumiu recentemente o comando do Comitê Gestor Projeto Vida no Trânsito, responsável, entre outras ações, pela elaboração de medidas para a prevenção de acidentes”, disse o diretor-geral do departamento, Lúcio Gomes...

Campanha Maio Amarelo realiza trabalho educativo em Juazeiro

Até o final deste mês diversas atividades irão compor a campanha Maio Amarelo em Juazeiro. A realização da campanha visa orientar os condutores de veículos quanto aos perigos no trânsito e com isso evitar acidentes.

O programa Geraldo José contou nesta terça-feira (10) com a participação do ex-coordenador da 8° Ciretran, Charles Leal, que na ocasião ressaltou a importância da realização da campanha que conta com o auxílio da Caravana do Detran. “A Caravana quando vem além do trabalho educativo nas ruas, no trânsito, tem um trabalho educativo nas escolas, de cidade limpa. A Caravana também fiscaliza os serviços da 8° Ciretran e das instituições credenciadas ao Detran e capacita os nossos funcionários para um melhor funcionamento”, disse...

Primeiro dia de Maio Amarelo em Juazeiro leva teatro Claw às ruas para encenar situações de risco no trânsito

Teve inicio nesta segunda-feira, 02, o Maio Amarelo nas ruas de Juazeiro. Um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes no trânsito. A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes do município iniciou com a apresentação de teatro Claw, onde os interpretes representavam cenas corriqueiras do trânsito no dia-a-dia.

O grupo teatral interagiu com a população que recepcionou muito bem os condutores e pedestres no Centro da cidade. Para Estevão Filho, motorista há mais de 30 anos, a população ainda precisa aprender a respeitar os sinais de trânsito. “As pessoas não respeitam a faixa, seja pedestre ou motorista, usam celular dirigindo, nem mesmo a sinalização. Eu dirijo por mim e pelos outros, porque precisamos pensar no outro”, observou Estevão...

CSTT prepara atividades educativas para o Maio Amarelo em Juazeiro

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro terá uma extensa programação a partir do próximo mês com o Maio Amarelo. As atividades irão alertar os condutores para o grande índice de acidentes nas vias públicas. A cor amarela significa atenção e esse é o objetivo da ação, que os condutores tenham mais atenção ao dirigir ou pilotar, respeitando todas as sinalizações de trânsito, tanto verticais como horizontais e acima de tudo respeitando um ao outro. 

Com trabalhos educativos a CSTT levará a partir desta segunda-feira, 02, uma gama de atividades, com apresentação de teatro Claw nas faixas de pedestres no Centro da cidade e panfletagem. Na sexta-feira, 06, a Companhia irá presentear as mães que estiverem acompanhadas dos filhos com uma rosa amarela, demonstrando amor e respeito a que tem a delicadeza de uma flor e a força de um leão. ..

Prefeitura de Petrolina iniciará Maio Amarelo com objetivo de diminuir acidentes de trânsito

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio,instituiu através do Projeto de Lei, o mês “Maio Amarelo”, dedicado à prevenção e combate à violência no trânsito em Petrolina. A AMMPLA-Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, realizará o evento entre os dias 02 e 29 de maio. A abertura acontecerá na próxima segunda-feira 2, no auditório do Sest/Senat, às 8hs, com uma apresentação teatral e palestra.

O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, diz que o Maio Amarelo é inspirado em movimentos de combate e prevenção ao câncer, a exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul e que a prefeitura de Petrolina, em parceria com os mais diferentes setores da sociedade civil, adere ao Movimento Maio Amarelo, com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro por meio da educação e da fiscalização. Durante todo o mês de maio será realizado blitz educativas com idosos, jovens e adultos, pilotagem defensivas. As escolas públicas e privadas receberão palestras educativas. Para o encerramento está previsto um Passeio ciclistico, com saída da Avenida Cardoso de Sá e confraternização no Bairro Areia Branca.

Os interessados em se unir ao projeto e participar do passeio ciclistico podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação e fazer as inscrições na AMMPLA, localizada a Avenida da Integração 1202. O  Maio Amarelo tem por meta contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. Além do prejuízo humano, os acidentes representam um prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

A Lei prevê que o “Maio Amarelo” passa a integrar o calendário oficial de Datas e Eventos do Município de Petrolina a ser comemorado anualmente. A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. ..